sexta-feira, 3 de abril de 2015

A importância de monitorar a glicemia



Sem dúvida, a monitoração e a medição regulares requerem certa dedicação e disciplina, o que algumas pessoas consideram difícil. Um estudo com mais de 3.500 pacientes com diabetes do tipo 2, mostrou que mais de um terço deles nunca monitorava a própria glicemia. Diversos outros estudos mostraram que as pessoas mais bem-sucedidas no controle do diabetes são aquelas que fazem esse controle constantemente.

Estudos mostraram que monitoração e o controle constantes da glicemia reduzem em mais de 70% o risco de desenvolver doença ocular, 60% o de doença nervosa, 50% o de doença renal e mais de 30% o de doença cardiovascular. Inspirados por esses resultados, os médicos desenvolveram uma forma de tratamento conhecida como terapia intensiva, na qual os pacientes, em particular os que usam insulina ou outros medicamentos, controlam rigidamente sua glicemia ajustando as injeções, a alimentação, a prática de exercícios e a medicação de acordo com os resultados da monitoração constante. Trata-se de um método rígido, que pode não dar certo para todos – e para alguns pacientes com o tipo 2, sobretudo aqueles que não usam insulina, pode não ser necessário ­–, mas a ideia de que cada um deve monitorar e controlar a glicemia da melhor maneira possível vem sendo cada vez mais aceita.

Fazendo muitos ou poucos testes, qualquer informação obtida será valiosa. Os dados podem ser usados para:

* Observar como alimentos diferentes afetam a glicemia, o que permite fazer ajustes na dieta para mantê-la sob controle.

* Detectar (ou excluir) a hipoglicemia – ou seja, a queda da glicose no sangue, a complicação mais comum do tratamento – e lidar com ela sem demora.

* Verificar o efeito dos medicamentos, de modo que você e o médico possam ajustar as dosagens.

* Entender como os níveis glicêmicos oscilam quando você usa insulina, está doente, faz exercícios ou ingere bebidas alcoólicas, a fim de adotar medidas para estabilizá-los.

* Comunicar ao médico as alterações diárias na glicemia, para que toda a equipe médica proporcione o melhor tratamento.

http://www.selecoes.com.br/por-que-monitorar-a-glicemia?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=maissaude310315

Nenhum comentário:

Postar um comentário