
Se você tivesse oportunidade de ouvir os segredos sobre carreira de
um diretor de Rh de uma gigante, quais segredos imagina que existam para
crescer numa empresa? E se for uma empresa como a
Volvo do Brasil?
Eu queria muito que algum expert me “pegasse pela mão” quando eu era
novo e me ensinasse algumas verdades. Porém, isso é quase impossível e o
que mais se aproxima dessa sorte são essas “listas de dicas” que esses
diretores divulgam.
Uma destas eu extraí do
livro do Carlos Morassutti, diretor da
Volvo. Não é de minha preferência copiar publicações, mas antes
compartilha-las do que subaproveitá-las, camuflando em algum outro
lugar. Ao menos, a fonte leva os devidos créditos. Seguem suas dicas:
Sobretudo, considero especiais as dicas 1, 5, 7 e 11.
- Expressar-se com clareza e objetividade. Saber vender ideias. Focar nas questões certas. Ir direto ao ponto, sem rodeios.
- Ser capaz de transitar em qualquer meio e de adaptar-se ao contexto. Ter comportamentos condizentes com a situação.
- Participar de projetos que extrapolem a sua área de atuação, tanto na empresa quanto fora dela. Além de estimular o desenvolvimento esses projetos funcionam como uma vitrine para expor competências e habilidades.
- Ter orientação para resultados. Ser capaz de corresponder às expectativas e ir além delas. A criatividade é sempre muito valorizada.
- Gostar de desafios. Buscar a superação constantemente. Ir além do cansaço.
- Ter o desejo autêntico de fazer as coisas acontecerem. Buscar os meios para chegar lá. Não esperar que tudo caia do céu.
- Ser persistente e obstinado. Manter-se firme em seus propósitos, apesar das dificuldades que possam surgir. Estar ciente de que sempre haverá um preço a pagar ou uma renúncia a fazer.
- Ter poder moral, independentemente de ter poder formal. A autoridade tem que ser reconhecida. Não basta ser atribuída. E isso é algo que se conquista. Ninguém dá.
- Ter uma conduta ética e moral que sirva de exemplo e referência para os demais.
- Preocupar-se com os custos e, ao mesmo tempo, com as receitas. Considerar o aspecto cíclico dos negócios. Ter flexibilidade e agilidade para lidar com os altos e baixos do segmento.
- Desapegar-se de títulos e outros símbolos de status. Eles podem vir como um reconhecimento ou não. Não devem ser uma meta em si.
- Investir no autoconhecimento. Conhecer principalmente seus pontos fortes e explorá-los.
- Ter autocontrole. Quem não consegue gerenciar a si mesmo não conseguirá liderar os demais.
- Tratar as pessoas como gostaria de ser tratado, independentemente da posição que elas ocupam.
- Ter boa autoestima. Gostar de si para poder gostar dos outros.
- Aprender com tudo e com todos. Com os próprios erros e com os erros dos outros.
- Ser capaz de desenvolver líderes na equipe e não apenas seguidores.
- Ter hábitos e atitudes saudáveis, que gerem energia positiva. Estar de bem com a vida. Desenvolver a espiritualidade.
- Praticar atividades físicas. Além de aumentar a disposição, ajuda a relaxar as tensões do dia a dia.
- Cultivar relações saudáveis fora do ambiente de trabalho. Contar com o apoio de familiares e amigos é fundamental para superar os altos e baixos da carreira.
- Ter um plano de vida que contemple outras dimensões além da carreira. Olhar a vida por inteiro e saber focar nas prioridades de cada momento.
Extraídas, quase que em 100% do
livro
“Volvo – O lado humano do sucesso”, pag. 163.
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