quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O que você precisa saber sobre pílula anticoncepcional


pills


A primeira pílula anticoncepcional, Enovid-R, lançada no mercado em 1960, foi descoberta por acaso, quando pesquisadores buscavam um caminho para combater a esterilidade feminina. Essa descoberta foi um marco não só da ciência e da medicina, mas também um passo muito importante para a chamada Revolução Sexual, um processo de combate a séculos e séculos de repressão às mulheres. Com a pílula, as mulheres passaram a ter mais autonomia em relação ao próprio corpo, podendo exercer a sexualidade sem o ônus da gravidez indesejada.
As primeiras pílulas lançadas no mercado continham altas doses de estrogênio e provocavam efeitos colaterais indesejáveis, como aumento de peso, distúrbios vasculares e dor nas mamas. A redução desse hormônio e do progestogênio nas fórmulas mais modernas reduziu significativamente a ocorrência dos efeitos indesejáveis.  Entretanto, seu uso é contraindicado após os 35 anos para as mulheres que fumam, porque aumenta o risco de acidentes cardiovasculares.
Ainda assim, a pílula é um dos métodos contraceptivos mais usados em todo o mundo e diferentes fórmulas no mercado. As mais utilizadas aquelas compostas por estrogênio e progesterona sintéticos, que são bem semelhantes aos hormônios produzidos pela mulher. Esse tipo de pílula, também chamado de combinada, atua mantendo a concentração constante desses hormônios e impedindo, assim, a ovulação.
Normalmente se adquire uma caixa com 21 comprimidos, que devem ser tomados todos os dias sempre nos mesmos horários. A primeira pílula deve ser ingerida logo no primeiro dia da menstruação. Quando não for possível, o uso deve ser feito, no máximo, até o quinto dia do ciclo menstrual. Ao fim da cartela, é preciso fazer uma pausa de sete dias antes do início de uma nova e nesse período ocorre o chamado sangramento por privação. Caso o sangramento não venha, recomenda-se procurar um médico para descartar a hipótese de gestação. Mas vale destacar que a pílula combinada é muito eficiente, chegando aíndices de 0,1% de falha se usada corretamente.
Aqui, esclarecemos algumas dúvidas:

A pílula desregula o organismo?
Não. O efeito da pílula é exatamente o contrário: ela regula o organismo da mulher. O que ocorre, é que algumas mulheres podem ter algum tipo de sangramento no meio da cartela, mas isso não é menstruação. Nesses casos, a mulher deve procurar um ginecologista para avaliar o tipo de pílula que está tomando.um.

Alguns remédios anulam o efeito do anticoncepcional?
Sim. Alguns antibióticos e antiinflamatórios podem reduzir o efeito da pílula, mas eles são muito raros. Os remédios que costumamos usar para dor de cabeça, gripe e etc não afetam em nada o efeito da medicação.

Pílula anticoncepcional causa celulite, varizes e acne?
Sim.  Como ela retém líquido e mexe com peso, infelizmente pode gerar o aparecimento de varizes e celulites. Já a acne, existem algumas pílulas indicadas para o tratamento desse mal, mais comum na adolescência.

Toda e qualquer mulher pode tomar a pílula?
Não. Existem alguns casos em que o uso da pílula não é indicado. Mulheres diabéticas, com embolia pulmonar e alguns graus de obesidade não são aconselhadas a usar esse tipo de medicação. A recomendação é que antes de iniciar o uso, a mulher procure um ginecologista para saber qual a melhor maneira de se prevenir contra uma gravidez indesejada.

Posso emendar duas cartelas do ciclo 21 para não menstruar?
Sim. Existem dois tipos de pílula anticoncepcional no mercado. Uma de 28 comprimidos, que é produzida exatamente para emendar uma cartela na outra; e a de 21, que pede uma pausa de 7 dias entre uma cartela e outra. Porém, ocasionalmente, você pode emendar duas cartelas de 21 que o efeito anticoncepcional não sofrerá alterações. Porém, como essa pílula não foi feita para isso, você pode sentir a tpm e as cólicas um pouco mais fortes nesse período.

Anticoncepcional engorda?
Sim. O que acontece é que a mulher pode reter líquido enquanto toma a pílula. Porém, isso tende a se estabilizar…não é que a mulher vá continuar ganhando peso enquanto tomar a medicação.

Esquecer de tomar um comprimido compromete a cartela toda do anticoncepcional?
Não. Se você esquecer apenas um dia, tome assim que se lembrar e continue a cartela. Dificilmente esse esquecimento vai interferir no efeito do medicamento. O que não pode é deixar isso se tornar um hábito

A pílula afeta o desejo sexual da mulher?
Sim. A pílula pode afetar a libido da mulher de duas formas. Quimicamente falando, a medicação pode diminuir o desejo, mas psicologicamente, como a mulher relaxa e fica livre da neura de engravidar, ela pode sentir mais vontade de manter relações com seu parceiro.
Munida dessas informações, consulte seu ginecologista e descubra se esse método é ou não indicado para você.

http://blog.selecoes.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-pilula-anticoncepcional/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=maissaude181114

Nenhum comentário:

Postar um comentário