
Deixando que sigam seu curso, pequenos e invisíveis problemas de saúde
tornam-se grandes. O que era apenas um aumento discreto da glicemia
transforma-se em diabetes; pré-hipertensão torna-se hipertensão
arterial; células de aparência suspeita tornam-se câncer. A melhor
defesa: tratar cedo esses problemas, quando podem ser facilmente
revertidos e mesmo curados.
Um estilo de vida saudável é a melhor maneira de prevenir os problemas clínicos sérios, mas os problemas podem surgir nos corpos mais saudáveis. É por isso que nossos especialistas em medicina preventiva apontaram os exames recomendados para o quarto lugar na lista de “prescrições” para uma vida saudável.
Um estilo de vida saudável é a melhor maneira de prevenir os problemas clínicos sérios, mas os problemas podem surgir nos corpos mais saudáveis. É por isso que nossos especialistas em medicina preventiva apontaram os exames recomendados para o quarto lugar na lista de “prescrições” para uma vida saudável.
No entanto, muitos de nós deixamos de fazer esses exames importantes e fáceis. Falta de tempo, medo de descobrir que há algo errado ou a convicção enganosa de que não é preciso fazer exames porque não se sente nada podem fazer com que você se arrependa mais tarde.
Tente adotar estas novas atitudes sobre as avaliações de rotina que podem salvar a sua vida.
Poupe tempo: faça os exames quando for ao médico por problemas rotineiros. Marcou uma consulta médica por causa de uma dor de garganta, sinusite ou outro problema menor? Aproveite para verificar a pressão arterial ou os níveis de colesterol e glicose no sangue, em vez de marcar um check-up anual. (Naturalmente, você vai precisar de uma consulta especial para exames importantes, como colonoscopia, e ir a um centro radiológico para fazer a mamografia ou a densitometria óssea, etc.)
Detesta ir ao médico? Vá com o cônjuge ou com um amigo. Aumente a chance de fazer os exames necessários ao se consultarem juntos com o medico de família, para avaliação da pressão arterial, determinação dos níveis de colesterol e glicose e triagem de câncer intestinal. Vocês também podem oferecer apoio um para o outro quando for época de exames especializados para triagem de câncer de mama ou de próstata.
Fale sobre o seu histórico familiar. Certifique-se de que o seu médico conheça sua história familiar. Se um parente próximo teve um AVC ou infarto do miocárdio ou é diabético, conte a ele.
Mencione se tiver depressão. Os médicos devem examinar a hipótese de depressão, mas nem sempre o fazem. Se estiver sentindo-se muito triste ou insatisfeito, fale sobre isso com o seu médico. Há tratamentos que podem ajudá-lo.
Pergunte sobre vacinação. Além da vacina anual contra a gripe, você deve tomar uma vacina única contra herpes-zóster, se tiver 60 anos ou mais, e uma dose única de vacina antipneumocócica, se tiver mais de 65
anos.
Registre tudo para manter o controle. Não espere que o médico lhe diga que está na hora de fazer um novo exame para verificar seu nível de colesterol. Anote em uma caderneta ou agenda os exames que fez e as vacinas que tomou.
http://www.selecoes.com.br/importancia-dos-exames-periodicos?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=maisaude12082014
Nenhum comentário:
Postar um comentário