
Como reconhecer o diabetes quando ele bate à sua porta?
A primeira coisa a fazer é verificar se algo o torna mais propenso a desenvolver o distúrbio. Entre os fatores mais importantes a serem avaliados, estão o histórico familiar, o grupo étnico, o peso e a idade.
Histórico familiar
Se algum membro próximo de sua família – pai, mãe, irmãos ou avós – tem ou teve diabetes, você tem grande chance de também vir a desenvolvê-lo. A magnitude do risco depende do tipo de diabetes e do seu grau de parentesco com o familiar diabético (o maior risco é entre gêmeos idênticos).
Grupo étnico
O tipo mais comum de diabetes (conhecido como tipo 2) é predominante em descendentes de africanos, hispânicos e asiáticos. A outra forma (tipo 1) prevalece nos brancos, sobretudo os descendentes de pessoas de regiões do norte da Europa, como a Escandinávia.
Peso
O excesso de peso aumenta muito o risco de ter diabetes do tipo 2, sendo um dos fatores de risco mais importantes, já que é um dos que a própria pessoa pode controlar.
Idade
O diabetes do tipo 1 costuma ocorrer em crianças ou adolescentes, raras vezes sendo diagnosticado depois dos 30 anos. O tipo 2 geralmente surge após os 40 anos, embora esteja se tornando mais comum em pessoas mais jovens.
Retirado de "Detenha o Diabetes" - Seleções do Reader's Digest
Nenhum comentário:
Postar um comentário