segunda-feira, 4 de abril de 2016

O PODER DA DECISÃO — A vitória é definida pela determinação


A vitória é definida pela determinação


Edição 571 - Publicado em 09/Março/2016 - Página 16

Vitória não acontece simplesmente porque se deseja. Ela não surge ao acaso ou por merecimento. Por trás do triunfo existe comprometimento, esforço e persistência — características de uma pessoa decidida.
O que define a vitória é a determinação. Aqueles com uma forte decisão jamais são derrotados. Essa é uma regra imutável.
Segundo o budismo, determinação é ichinen — o estado em que a mente se encontra neste momento. É a atitude mental corajosa para mudar a si mesmo e enfrentar as dificuldades.
Uma pessoa de forte ichinen ou determinação vitoriosa sabe que a mudança interna é a que transforma o externo.
Em termos práticos, determinação é nunca retroceder.
Como se adquire forte determinação? Vencendo a covardia, o oposto da determinação.
Quando uma pessoa se deixa dominar pela covardia, ela tem seu foco totalmente no externo e ignora a força que possui dentro de si. Gosta de apontar culpados e se apega aos problemas para ter sempre desculpas para não mudar a si própria. Ela se preocupa com o que os outros vão pensar e não age devido ao medo excessivo da derrota. 
O foco totalmente no externo, a preocupação com a opinião dos outros e o medo da derrota alimentam em sua vida o azar, que, por sua vez, se torna mais uma desculpa para o fracasso.
Apesar de colecionar derrotas, o covarde possui uma insistência irritante de persistir no erro. Ele é assim porque, devido ao medo de mudar internamente, quer fazer tudo sempre do mesmo jeito. Não sente a necessidade de transformar a si próprio porque acredita que a solução de seus problemas está no externo. Sua inércia é alimentada pela esperança de que a qualquer momento a “maré vai virar” a seu favor.
O covarde é como o elefante amarrado no banco. Como ignora que a transformação da realidade externa é causada pela mudança interna, vive na ilusão de que a “cadeira” dos obstáculos é mais forte que ele.
Numa reunião de líderes, ao falar sobre a determinação, o presidente Ikeda disse: “O sol da vitória reside no coração de cada um. Assim, é preciso combater o inimigo chamado ‘covardia’, banindo-a da vida” (NRH, v. 3, p. 20).
Superar o medo é fundamental para conquistar a vitória, pois a covardia diminui a determinação. E o recuo na decisão é a causa do fracasso. O líder da SGI explica esse ponto: “A causa da derrota não se encontra no obstáculo ou no rigor das circunstâncias, está no retrocesso da determinação e na desistência da própria pessoa” (Ibidem, p. 19).
“Tudo é difícil, tudo é impossível se encarado dessa forma. Quando se regride na decisão, os problemas acabam parecendo maiores e confundem a pessoa como se fossem uma realidade imutável. A derrota encontra-se exatamente nisso. A chave da vitória do kosen-rufu encontra-se na luta contra a covardia que habita o coração”, enfatiza (Ibidem, p. 20).
Uma pessoa de coração destemido é quem venceu a covardia e adquiriu a percepção de que a sua força interior é maior que todos os obstáculos.

O que é o coração destemido?

Um indivíduo de coração destemido não se prende à severidade dos obstáculos ou à complexidade da situação. As dificuldades são esperadas porque ele sabe que são desafios provocados por ele mesmo ao decidir avançar na vida. Sendo assim, sua disposição é ficar mais forte para enfrentar o que vier. 
O sentimento de uma pessoa que possui o coração destemido é expresso nas palavras do poeta indiano Rabindranath Tagore: “Não quero rezar para me proteger dos perigos, mas para ser destemido ao encará-los. Não quero implorar para que me retirem a dor, mas para que tenha um coração que a possa conquistar”.
Outro exemplo são os versos de Walt Whitman:
Daqui em diante
Não peço mais boa sorte,
Boa sorte sou eu.
Observe que a dependência de fatores externos é devidamente evitada nas duas citações. O foco da fé está no fortalecimento da condição interna.
Possuir o coração destemido é ter determinação com o coração livre do medo, e não depender de circunstâncias externas para ser forte.
Porém, para chegar a essa condição, é necessário o elemento principal: o juramento seigan
No principal trecho do escrito Abertura dos Olhos, Nichiren Daishonin expressa sobre o coração destemido de alguém que vive pelo juramento seigan
“Declaro aqui que não importa que os deuses me abandonem. Não importa que eu tenha de enfrentar todas as perseguições. Ainda assim, darei minha vida em prol da Lei.
Sejam quais forem os obstáculos que eu encontrar, enquanto as pessoas de sabedoria não provarem que meus ensinamentos são falsos, jamais desistirei! Todos os outros sofrimentos nada mais são para mim que poeira lançada ao vento.
Eu serei o pilar do Japão. Eu serei os olhos do Japão. Eu serei a grande nau que conduzirá o Japão. Este é o meu juramento, e jamais recuarei um único passo!” (Explanação Abertura dos Olhos, p. 219)
Em sua declaração, Nichiren Daishonin revela seu monumental estado de vida, que se eleva acima das dúvidas e críticas das pessoas em geral. Ele apresenta seu juramento, que transcende o desejo mundano de receber a proteção pessoal ou de se livrar dos problemas.
“Para Nichiren Daishonin, há algo mais importante que receber ou não a proteção. Algo pelo qual uma pessoa arrisca a própria vida para atingir, mesmo enfrentando os piores obstáculos. E esse algo tão importante é a consecução do estado de buda por todas as pessoas, o bem supremo, que é o grande juramento proclamado pelo próprio Shakyamuni no Sutra do Lótus. Em outras palavras, é o kosen-rufu, a concretização desse juramento. Foi por esse objetivo que Daishonin lutou, por uma aspiração maior do que os interesses e apegos mundanos que preocupavam as pessoas, a sociedade e também seus seguidores.
Um devoto do Sutra do Lótus é uma pessoa de espírito de luta, que assume como juramento pessoal o grande desejo do Buda e luta para cumpri-lo, mesmo em meio aos grandes obstáculos da era posterior à morte do Buda”, explica o presidente Ikeda (Ibidem, p. 224).
O juramento pessoal de realizar o desejo do Buda é o juramento seigan. A determinação vitoriosa [ichinen] é, especificamente, a decisão de cumprir o juramento seiganKosen-rufu são as ações de uma pessoa de determinação vitoriosa que se dedica a despertar o juramento seigan na vida das pessoas.
A vitória na batalha da vida, assim como nas atividades pelo kosen-rufu, se define a partir da forte decisão de viver pelo juramento seigan.
O juramento seigan é o que desperta a força interior do ser humano. Um extraordinário poder, capaz de vencer qualquer obstáculo e conquistar todas as vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário