segunda-feira, 4 de abril de 2016

Quatro diretrizes para a boa saúde




Quatro diretrizes para a boa saúde

Edição 2316 - Publicado em 19/Março/2016 - Página B1
INTRODUÇÃO 
Devemos nos esforçar para permanecer saudáveis, física e mentalmente, para que possamos ter uma vida vigorosa e criativa. O presidente Ikeda apresentou quatro diretrizes para manter a boa saúde: 1) Realizar um gongyo revigorante; 2) Ter um estilo de vida equilibrado e produtivo; 3) Contribuir para a felicidade de outras pessoas e 4) Alimentar-se com sabedoria. A revolução humana também é uma revolução em nossa saúde e estilo de vida.
Discurso do presidente Ikeda
Proferido na reunião conjunta dos representantes das províncias de Kumamoto e Oita, realizada
na cidade de Kumamoto, Kyushu, Japão,
em 28 de setembro de 1990.
Gostaria de falar um pouco sobre a saúde. Certa ocasião, conversando com os integrantes do Departamento de Profissionais da Saúde de Kansai e do Grupo de Enfermagem da DFJ, sugeri quatro diretrizes para conduzir uma vida saudável. Eram simples ideias que compartilhei com eles, basea­das na perspectiva budista e na fé. Entretanto, os médicos e as enfermeiras com quem conversei aceitaram meus conselhos, apontando-os como sensatos também do ponto de vista da medicina.
As quatro diretrizes são:
1. Realizar um gongyo
revigorante
2. Ter um estilo de vida
equilibrado e produtivo
3. Contribuir para a felicidade
de outras pessoas
4. Alimentar-se com sabedoria
Na área médica, dieta, atividade física, sono e alívio do estresse são frequentemente mencionados como fundamentais para a boa saúde, e todos esses elementos básicos estão inclusos nas quatro diretrizes que propus.
1. Realizar um gongyo revigorante
Quando nosso gongyo e daimoku se tornam lentos e sem entusiasmo, nós nos sentimos fisicamente lentos tam­bém. Provavelmente, mui­tos de vocês podem identificar isso.
A boa sorte e benefícios que extraímos ao orarmos vigorosamente são imensuráveis. Nosso corpo, coração e mente começam a exibir seu ilimitado potencial latente­.
Além disso, do ponto de vista médico, sentar-se ereto e respirar profundamente também é considerado muito benéfico para a saúde. O aumento da nossa capacidade respiratória beneficia nosso sistema cardiovascular.
Um membro do Departamento de Profissionais da Saúde observou que usar a voz é uma maneira importante para aliviar o estresse. Quando as pessoas deixam de fazer uso da voz, tendem a envelhecer mais rapidamente.
Sentar-se adequadamente e juntar as palmas das mãos ao recitar o gongyo e o Nam-myoho-­renge-kyo é, em todos os sentidos, o ato mais solene e significativo, de acordo com os princípios subjacentes que governam o universo. Nosso corpo unido à nossa mente, individualmente, como microcosmo, se alinha e se funde com o ritmo fundamental do universo, o macrocosmo. Dessa forma, dia após dia, nosso ser rejuvenesce. Este é o primeiro fundamento para a saúde e ­longevidade.
2. Ter um estilo de vida equilibrado e produtivo
Dormir o suficiente é outra base importante para a boa saúde. Não ter um sono adequado é como deixar o motor de um carro constantemente ligado. Acabará apresentando falhas ou enguiçando­.
O Sr. Toda costumava dizer que o sono que temos antes da meia-noite é duas vezes mais profundo que aquele após esse horário. Assim, deveríamos ir para a cama o mais cedo possível. Isso parece ter o respaldo da ciência médica.
Administrar o tempo com sabedoria, tentar realizar o gongyo com antecedência e ir se deitar cedo nos permitem estar preparados para iniciar a manhã seguinte revigorados. Desenvolver sabedoria e autocontrole para pôr esses procedimentos em prática beneficia a saúde.
Ficar preso ao ciclo nocivo de ficar acordado até tarde, mesmo que seja por rotina ou força do hábito, dormir demais e despertar sem se sentir revigorado significam, definitivamente, não pôr a fé em prática de maneira correta na vida diária.
Recentemente, tem havido alguns debates sobre os benefícios dos “minicochilos” — breves cochilos de cinco ou dez minutos de duração — para promover a saúde e a produtividade. A chave é fazer bom uso do período de descanso durante o dia para que possa cuidar da saúde.
3. Contribuir para a felicidade de outras pessoas
A atividade física é, logicamente, um fator crucial para melhorar a saúde. Em particular, os esforços ao contribuir para a propagação do budismo, a felicidade das outras pessoas e o bem da sociedade são uma inimaginável fonte de revitalização interior e energia para viver com ânimo.
Em contraste, se paramos de agir pelos outros, considerando tais esforços um aborrecimento e nos fechamos em uma concha de vantagens pessoais e frio individualismo, então, nosso corpo e nossa mente começarão a estagnar e, em virtude disso, nos tornaremos mais suscetíveis a doenças.
Movimento é uma característica que define os animais, incluindo os seres humanos. Precisamos nos movimentar. Se não nos mantivermos ativos, não seremos diferentes de objetos de pedra ou de madeira. Quando os seres vivos, que têm a capacidade de se mover, deixam de ser ativos, começam a declinar. 
O mesmo ocorre com a água de um rio. Se a água parar de correr, se tornará turva e fétida. No domínio da Lei Mística, também, aqueles que abandonaram a prática por achar que contribuir para a felicidade­ de outras pessoas era uma tarefa tediosa, são pessoas que permitiram que a água cristalina de sua fé se tornasse turva, levando-os a estagnar espiritualmente­.
Vocês, por outro lado, estão empenhando nobres esforços dia e noite para contribuir para o bem-estar de outras pessoas — propagando os ensinamentos do Budismo Nichiren, encorajando nossos companheiros e se esforçando para o desenvolvimento da ­comunidade.
Às vezes, podem até pensar: “Não seria ótimo ficar em casa esta noite, relaxar e assistir TV?”. Mas, ao agir com alegria em prol da felicidade de outras pessoas, estão conduzindo uma vida infinitamente mais gratificante e digna.
Dizem que atualmente vivemos em uma sociedade tensa. Nosso ambiente está repleto de causas potenciais de estresse.
De certa forma, o estresse pode ser descrito como um ataque externo ao nosso espírito. E precisamos revidar a esse ataque. Se permanecermos passivos, seremos esmagados pela pressão, que acaba nos destruindo tanto física como mentalmente.
Uma resposta efetiva ao estresse é enfrentá-lo dando um passo à frente, agindo. Nesse sentido, nossas ações com base na fé no Gohonzon nos reavivam e revigoram em perfeita conformidade com a lei da vida.
Tenho falado várias vezes sobre a importância de caminhar. Afirma-se que um bom meio de se exercitar regularmente é caminhar 10 mil passos por dia.
Algumas pessoas dizem que o processo de envelhecimento tem início quando nossas pernas começam a falhar. Cada passo dado em prol de nossas atividades na Soka Gakkai é imensamente benéfico no que se refere a manter a força e promover a saúde.
Nichiren Daishonin diz: “Se acender uma lamparina para outra pessoa, iluminará também o seu próprio caminho” (WND, v. II, p. 1060)­.
Quando contribuímos para a felicidade de outros, compartilhando a luz da esperança com os que nos rodeiam, uma nova esperança ilumina nossa própria vida e a faz brilhar de benefícios e boa sorte.
4. Alimentar-se com sabedoria
Comer em demasia pode levar à obesidade. O grande mestre Tiantai da China listou o ato de comer ou beber de forma imprópria como uma causa da doença (cf. CEND, v. I, p. 659). Como corrigir hábitos alimentares desequilibrados? Como, efetivamente, controlar o desejo de comer mais do que necessitamos? É exatamente aí que precisamos aplicar a sabedoria e o bom senso.
Os integrantes do Departamento de Profissionais da Saúde e do Grupo de Enfermagem expressaram uma preocupação específica com relação a comer tarde da noite, pois muitos membros tendem a fazer a refeição após o término das atividades noturnas da Soka Gakkai.
De acordo com a medicina, é desejável parar de ingerir alimentos três horas antes de ir se deitar. Mas, se estiverem realmente com fome e acharem que é impossível não comer nada, prefiram vegetais ou qualquer outro alimento de baixa caloria.
Todos vocês são muito importantes para o kosen-rufu e para a família. Não devem se expor ao risco de se tornar obesos, diabéticos ou desenvolver alguma outra doença grave.
Alimentar-se com sabedoria os ajudará a conduzir uma vida alegre e agradável. Assumam a responsabilidade de cuidar da sua própria saúde. 
Espero que desfrutem excelente saúde física e mental e vivam de forma maravilhosa, adornando esta nobre existência com vitória e felicidade, ao mesmo tempo em que se empenham com vibrante fé e alegre companheirismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário