terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dicas que ajudarão a estimular o cérebro

 

 


Quando nascemos possuímos apenas 10% das sinapses – atividades elétricas de um neurônio. Os 90% restantes surgirão posteriormente. Para se desenvolver, o cérebro necessita de estímulos que permitam formar redes de neurônios responsáveis por funções como: sentir a maciez de uma roupa, guiar uma bicicleta ou resolver um problema matemático, por exemplo. Um ambiente estimulante é fundamental para a manutenção das funções cerebrais. Confira algumas dicas para que o seu cérebro esteja sempre em atividade.
Cerebro_Socializar 

1 – Tenha uma vida social ativa
Os contatos sociais nos deixam “em alerta” e geram diversas solicitações novas. As atividades coletivas oferecem oportunidades de aprender, conversar e observar. O convívio de gerações diferentes abre novos horizontes e favorece descobertas. Uma vida familiar e sentimental satisfatória, repleta de amigos, também contribui para o bem-estar indispensável ao bom funcionamento do cérebro.

2 – Controle suas emoções
Os efeitos nefastos de um nível elevado de estresse sobre a aprendizagem e a memória já são conhecidos a muito tempo. O medo e a angústia, por exemplo, atrapalham a capacidade de julgamento e de reflexão. Exames mostram que o estresse ou a depressão alteram a atividade dos neurônios e a plasticidade cerebral. Aprender a controlar as emoções permite combater esses efeitos prejudiciais.

3 – Divirta-se
A motivação é o motor da aprendizagem e do prazer intelectual. Cada nova experiência vivida é um novo caminho que se forma para a circulação da informação no cérebro.
Crossword puzzle close-up 

4 – Treine seu cérebro
Aprender ao longo de toda a vida pode retardar a perda de algumas funções cerebrais e a aparição de doenças neurodegenerativas. Aproveite, então, todas as ocasiões para usar a memória ou adquirir novos conhecimentos. Competências não utilizadas acabam por se perder. Isso é evidente no caso das línguas estrangeiras, que se conservam pela prática. No geral, tarefas que envolvem organização, planejamento ou resolução de problemas melhoram as funções cerebrais. Jogos para treinar o seu cérebro, disponíveis em papel, na internet ou em video games, também são grandes aliados nesse treinamento.

5 – Durma bem
A falta de sono tem impacto direto sobre a capacidade de concentração. Muitos estudos reforçam a hipótese de que uma boa noite de sono influencia diretamente a consolidação de novos conhecimentos na memória, pois, enquanto dormimos, se fortalecem as novas conexões neurais.

6 – Coma bem e mexa-se
Os estímulos relacionados ao sabor e ao olfato são de extrema importância. Novos sabores, aromas incomuns e texturas inéditas obrigam o cérebro a trabalhar para decodificar e memorizar esses dados até então desconhecidos. Assim, sendo solicitado regularmente, o cérebro permanece acordado, alerta e funcionando. Portanto, aposte na diversidade alimentar. A introdução de alguns exercícios simples no cotidiano, como alongamento e exercícios de flexibilidade, também representam um estímulo adicional para o cérebro. Invista neles e tenha uma vida saudável e ativa!

http://blog.selecoes.com.br/dicas-estimular-cerebro/?utm_source=Newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=maisselecoes130815

Nenhum comentário:

Postar um comentário