terça-feira, 28 de julho de 2015

A beleza e os mistérios da mente

Não há tempo a perder. Mude o foco da sua mente, porque cada instante tem um potencial infinito

“Este é o budismo dos
‘três mil mundos num
único momento da vida’
(ichinen sanzen).
Com uma única mudança de determinação (ichinen)
tudo começa a mudar.
Recite daimoku
decidindo que vencerá!
É a partir daí que se inicia o dinâmico avanço”
(Seikyo Shimbun, 8 set. 2014)
Este pequeno poema do presidente Ikeda resume com brilhantismo os poderes da mente humana. Quer transformar sua vida? Decida que sim; e recite Nam-myoho-renge-kyo com essa paixão. E (importante) não deixe que nada abale sua confiança.

Vontade


“Três mil mundos num único momento da vida” (ichinen sanzen) é um princípio budista proposto por Tiantai que explica com perfeição a relação entre a ‘possessão mútua dos dez mundos’, ‘os dez fatores’ e os ‘três princípios da individualização da vida’. Parece complicado mas não é: cada instante da vida (ichinen) incorpora três mil mundos (sanzen). Isso explica o mecanismo que transforma o destino a partir da mudança imediata do ichinen, da determinação, do foco, da vontade. A mudança no ichinen impacta todos os aspectos da sua vida.

Por que três mil?


Neste momento, não vamos fazer contas para entender a multiplicação para chegar aos “três mil mundos”. O foco são a revolução humana e a transformação do destino. Basta entender que esse princípio “evoca a miríade de formas que a vida toma e expressa a totalidade dos fenômenos. Os números não devem desviar nosso foco do profundo significado do princípio em si” (Vida, Um Enigma, Uma Joia Preciosa, p. 219).

Explica tudo


O Buda é genial porque compreendeu como a vida funciona (e como as coisas se transformam): “O budismo nos oferece uma análise extensa e profunda da totalidade da vida e revela sua profundidade, amplitude, expansão, dinâmica e energia motivadora, além da lei da simultaneidade da causa e efeito” (Ibidem). O Buda revelou todos os mecanismos dos “belos trabalhos da mente”.

Vamos direto ao ponto


“Três mil mundos num único momento da vida” diz respeito a você. Ele explica que você tem um poder extraordinário, milhares de vezes maior do que imagina. Saber disso é inspirador. Aplicar é sensacional.

Como aplicar?


Tenha certeza: as coisas mudam se você mudar seu estado de ânimo diante das coisas. Mãos à obra: encha-se de esperança e mude o foco do seu coração — dos problemas (lamentação, carma etc.) para o Gohonzon (que é, vejam isso, o ‘ichinen sanzen real’ — sim, o Gohonzon é a materialização desse revolucionário princípio).

É comigo!


É irresponsabilidade tratar seus problemas como algo sem relação com você. Isso gera escapismos, desculpas, fé em terceiros. Ichinen sanzen é ter fé sincera de que a responsabilidade por mudar sua vida é totalmente sua. Portanto, recite daimoku ao Gohonzon com coragem, esperança e responsabilidade. Aí, sua mente será tocada em toda sua amplitude pela energia do estado de buda e os fenômenos (todos) serão iluminados pela alegria transformadora do Nam-myoho-renge-kyo.

Fé e determinação


O presidente Ikeda deixa tudo ainda mais fácil: “O princípio extremamente profundo dos ‘três mil mundos num único momento da vida’ (ichinen sanzen) resume-se à fé alimentada pela determinação de levantar-se só e de ser aquele que inicia a mudança. Se perdermos esse espírito de luta e de contínuo desafio, então, não estaremos praticando o ensinamento de Daishonin. Se não nos empenharmos em mudar a realidade, nada jamais mudará (Terceira Civilização, ed. 434, out. 2004, p. 18).

Descomplicado


Tudo fica tão claro e aplicável que emociona. Decida que vai mudar (“Chega!”). Decida de quem é a responsabilidade pela mudança (“Agora é comigo!”). Decida qual é seu foco mental (“O Gohonzon é meu objeto de devoção. Tudo começa com daimoku”). E faça isso com alegria (“Não estou sozinho. Minha vitória vai inspirar todos ao redor”). Mesmo em momentos difíceis, sua calma e vivacidade contagiam a tudo.

Não há tempo a perder


Ichinen sanzen se resume a uma coisa: não há tempo a perder, cada instante é importante. Faça do kosen-rufu seu desejo e missão e seja feliz provocando uma reação em cadeia da felicidade.

https://extra2.bsgi.org.br/impressos/mostrar_conteudo_livre/?conteudo=122612&tipo=2

A nona consciência no cotidiano

O budismo desvenda a complexidade da mente humana e ensina a sermos absolutamente felizes

Viver com base nas oito primeiras consciências é como dirigir um carro numa estrada esburacada. Por outro lado, experimentar a vida na nona consciência é “dirigir um carro de alto desempenho numa estrada lisa, enquanto aprecia o brilhante cenário à sua volta” (Daisaku Ikeda, Unlocking the mysteries of birth and death [Desvendando os mistérios do nascimento e da morte], p. 136).
Mas o que é nona consciência? Ela é a mais profunda das nove consciências — princípio budista que analisa e explica as formas de compreender e perceber o mundo.
Segundo o budismo, as oito primeiras levam a pessoa a perceber as coisas com enganos e distorções. Ser feliz é ter energia vital suficiente para discernir os fatos como eles realmente são; isso só acontece quando sua “lente” é a nona consciência.

Cinco primeiras


As cinco primeiras consciências são os cinco sentidos fundamentais: audição, olfato, paladar, tato e visão. Esses cinco canais são “janelas” pelas quais o mundo externo está conectado ao interno.
O problema é que frequentemente esses cinco são influenciados negativamente pela sexta, sétima e oitava consciências. Elas têm o poder de distorcer nossa forma de experimentar o mundo.

Sexta, sétima e oitava consciências


A integração das percepções dos cinco sentidos fica a cargo da sexta consciência. Ela produz imagens mentais coerentes e faz julgamentos do mundo externo.
As seis primeiras recebem informações o tempo todo do mundo externo. Esse fluxo constante nos causa a sensação de um “eu” imutável. A função que nos conduz a acreditar na existência de um eu permanente é chamada sétima consciência, o ego. Embora cumpra um papel de criar identificação pessoal, compreender a vida com base na sétima consciência provoca uma falsa percepção de si mesmo como algo constante quando na verdade tudo está num fluxo de mudança sem fim. O resultado é arrogância, egoísmo, insegurança e sofrimento.
Num nível mais profundo está a oitava consciência, o “armazém” no qual está impregnada a energia de todas as “causas e efeitos”. Pensamentos, palavras e ações são registrados como energias, “sementes” cármicas. Todas as “sementes” acumuladas nesse imenso “armazém” influenciam os trabalhos das sete primeiras consciências. É uma energia tão forte que influencia diretamente nosso corpo, estilo de vida, habitos alimentares, processos biológicos, meio ambiente.
Os primeiros níveis são influenciados pelos níveis mais profundos. Imagine, por exemplo, você numa situação cotidiana na qual tudo parece normal, e de repente algo foge do controle e, apesar de “ter feito tudo certinho”, você erra de novo no mesmo ponto. A oitava consciência influencia as coisas conforme as “energias cármicas” nela depositadas.
O que fazer? Uma opção seria fazer “novas causas” mais fortes que as sementes armazenadas. Isso seria um tormento inviável uma vez que estão registradas quantidade enorme de informações. Mudar o destino seria demorado, impossível. Essa prisão só se resolve quando você vive com base na nona consciência.

Mudança completa


“O conceito da nona consciência explana que nós podemos radicalmente quebrar todo o nosso carma acumulado” (Ibidem, p. 163), orienta o presidente Ikeda.
Não importam quantas “sementes” estejam gravadas em sua vida, a força da nona consciência (o estado de buda) anula as influências e cria nova história. É como o sol nascendo e “apagando” todas as estrelas.
A força da nona consciência harmoniza e revitaliza a sétima, a sexta e os cinco sentidos e você utiliza todos para criar valor e viver com alegria, percebendo o mundo e as pessoas como dignos e respeitáveis. O carma é experimentado com entusiasmo e senso de missão, os problemas se tornam energia da vitória; tudo ganha significado.

Feliz de verdade


A nona consciência tem tanta força que varre imediata e simultaneamente todas as sementes do carma:
“Um puro e límpido rio jorra das profundezas de nossas vidas quando o nono nível de consciência é aberto. E todas as impurezas simultânea e imediatamente são varridas como detritos lavados da rua numa chuva de verão” (Ibidem, p. 162).

Conclusão


Viver com base na nona consciência é hoje praticar e propagar o Nam-myoho-renge-kyo tendo o presidente Ikeda como mestre da fé. “O conceito das nove consciências ilustra a complexidade da consciência humana, bem como a necessidade de abrirmos a nona consciência, ou estado de buda — a força pura da vida que clareia todas as consciências baseadas na ilusão [as oito primeiras] e nos habilita a sermos absolutamente felizes” (Ibidem, p. 164).

https://extra2.bsgi.org.br/impressos/mostrar_conteudo_livre/?conteudo=122829&tipo=2

Um outro modo de ver o mundo

 

 

 

 

 

 

 

BSGI marca presença em Ciclo de Palestras da ADESG-Campinas

Palestra na ADESG-Campinas
Apresentação conjunta das bandas Taiyo e Nova Era
Ocidente você pode ser oriente em meu abraço; oriente você pode ser ocidente em meu lar”, esta frase pontua o filme documentário Um outro modo de ver as coisas, de autoria do escritor, poeta, filósofo, ativista da paz e presidenta da SGI, dr. Daisaku Ikeda. A frase que abre este texto refere-se a questões cruciais deste momento da humanidade: o respeito às diferenças e à dignidade da vida. No último dia 15 de abril, a convite da ADESG-Campinas – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – a representação local da BSGI proferiu palestra homônima: Um outro modo de ver as coisas. O palestrante convidado foi o cirurgião-dentista e associado da BSGI, Luiz Jun Shiozawa, que alinhavou os pontos comuns entre as ideias do filme e da proposta de paz do dr. Ikeda, Criação de Valores Humanos – a construção de um mundo solidário, capaz de se recuperar de tantas aflições.

O roteiro do filme foi escrito logo após o 11 de setembro de 2001 e trata da preocupação constante da humanidade acerca do acirramento dos ânimos entre o ocidente e o oriente. “Há muito tempo sinto que a Turquia, como elo fundamental de ligação do ocidente com o oriente tem um papel único na promoção da paz e da compreensão mundial. A Turquia engloba tanto a Ásia como a Europa”, é a primeira idéia do filme. Viajantes do ocidente encontram a riqueza cultural do oriente; e aqueles do oriente encontram a tecnologia e a inovação do ocidente. Mas para todos, o mundo vive em meio a um drama cujo enredo escrevemos diariamente. Porém, o desfecho dependerá de como cada ator enfrenta seu drama pessoal e erradica o mal em prol do bem comum.

O primeiro pensador a registrar uma ideia além do eurocentrismo, foi o historiador britânico Arnold Toynbee. Considerado pela intelectualidade mundial um estudioso no nível de Albert Einstein. As opiniões de Toynbee influenciaram toda uma geração de intelectuais, cujo principal alerta foi atentar para o perigo dos estereótipos e o respeito e a valorização da diversidade cultural.

Logo após a exibição do filme, o palestrante iniciou pontuando as ideias comuns entre o curta-metragem e a proposta de paz. “O elemento humano é a principal questão de ambas as obras – filme e texto – e a valorização da dignidade da vida, com a criação de valores humanos são dois dos objetivos principais da BSGI”, iniciou Shiozawa.

Qual o verdadeiro propósito do ser humano? Felicidade, deveria ser a resposta imediata. Porém, atingir este patamar de existência não é tarefa simples. Acima de tudo, a força de vontade e a vitalidade das pessoas de uma comunidade são energias fundamentais para a conquista da felicidade. Para tanto, uma sucessão de mudanças individuais e nas comunidades são necessárias para abrir o caminho rumo à vitória na luta contra os desafios da vida. E, de forma mais ampla é imprescindível transformar os próprios fundamentos da sociedade, mudar a atual cultura de guerra em uma verdadeira cultura de paz, que deve começar a partir de cada um.

O grande exemplo atual deste princípio é o da menina paquistanesa Malala Yousafzai. Após recuperar-se de um tiro na cabeça disparado por um miliciano talibã, Malala foi à ONU reafirmar seu compromisso de lutar pelo direito universal à educação – não apenas para meninos, mas para todas as meninas do mundo. “Nada mudou em minha vida, a não ser o fato de que a debilidade, o medo e a desesperança morreram; a força, o poder e a coragem nasceram. (...) Sou a mesma Malala. Meus anseios são os mesmos, minhas esperanças as mesmas, meus sonhos os mesmos”, disse Malala. A frase final de seu discurso na ONU tornou um ícone mundial: “Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo”. Apresentações artísticas – as bandas masculina Taiyo e feminina Nova Era, mais as professoras de dança típica japonesa, Mitsuko Nakanishi e Yasuko Hirai – coroaram o evento, fechando a noite de forma grandiosa.

http://www.bsgi.org.br/noticia/um-outro-modo-de-ver-o-mundo-20150507/

O suave, porém vigoroso frescor da juventude

 
 
 A juventude é a época de desafiar e escolher caminhos
Ah! A expressão da genuína vida dos jovens,
Pura e vigorosamente,
Anunciavam a ascensão do Sol novo e fulguroso. (...)
O ardor dos jovens que se sucedem ilimitadamente,
Emerge como nuvens brancas
Hoje e amanhã também
Lá no azul do horizonte.
(Trecho do poema de Daisaku Ikeda, O Azul é mais Azul que o Anil)

Ser jovem é ter valores, comportamentos, visões de mundo e ideal. Quando o jovem perde ou não desenvolve isso, sua esperança morre. Torna-se um ser vazio, sem perspectivas e sem futuro. A coragem e o vigor da juventude da BSGI é a força motriz que impulsiona cada ação da organização. Contagiando, instigando e inspirando. Em cada canto do mundo da SGI, jovens de todas as etnias se forjam, com o intuito de se tornarem cidadãos globais em um mundo carente de ideais e desta força indomável.

Ser Jovem é ser partícipe. Ser jovem é imergir em um oceano de emoções e sensações, cada dia mais intensas e mais instigantes. Ser jovem é buscar o novo, é estar em contato constante com as energias inovadoras e delas extrair o conhecimento para emergir em meio ao caos e imprimir sua marca.

Não fosse o jovem a humanidade caminharia sempre no mesmo e triste sentido. É o jovem que muda o mundo, que se revolta se indigna. É o responsável por desbravar novos caminhos, muitas vezes penosos mas necessários. Sua paixão pela descoberta, via de regra, o leva ao caos e ao desespero.

Embora isso faça parte do processo, cada jovem integrante da BSGI descobre que cada pedra no caminho não é um muro instransponível, mas uma possibilidade de desafiar-se e, com isso, encontrar uma nova e emocionante aventura! Ele percebe que – como dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade – a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. Ou seja: muros serão uma constante em suas vidas mas a sabedoria que extrairá de cada pedra retirada da trilha são inestimáveis.

A escola pode não ser a ideal, mas o jovem da BSGI compreende que é parte desse todo e que ela pode contribuir para sua formação desde que não se perca em um mar de lamentações, mas use as dificuldades como mola propulsora para obter seu salto quântico. A sociedade de hoje – um mundo imerso em conflitos e crises econômicas, morais e sociais – não pode e nem deve ser um impedimento para a conquista de seu merecido lugar.

Nos diversos grupos de jovens da BSGI o que se vê é uma multidão de pessoas conectadas, determinadas e comprometidas com o propósito de superarem juntos as suas idiossincrasias. Não é tarefa fácil. Mas, se estivesse só, seria quase impossível. Dentro destes grupos, porém, as diferenças que na sociedade são fatores desagregadores e sectaristas, tornam-se motivo de superação. Um jovem rapaz pobre, afro-descentente oriundo de um núcleo social adverso, é recebido como igual por outro, branco, que estuda em escola particular, cuja família lhe cede um carro último tipo e cartão crédito sem limites. A beleza deste tipo de relação pode parecer piegas em alguns meios, mas na BSGI é vista como algo sublime, fruto dos ideais humanistas que a organização cultiva em cada coração. Em todos os grupos juvenis da BSGI situações como a descrita não são hipotéticas, mas reais!

Que soprem furiosos os ventos!
Que se elevem bravias as ondas!
Eu sou a juventude,
O estandarte escarlate
Que tremula na tormenta.
Nada me intimida,
Nada me derruba.
(Trecho do poema de Daisaku Ikeda, Que Tremule Intrepidamente, o Estandarte dos Jovens!)

O trecho do poema acima é um resumo deste ímpeto juvenil que suplanta a idade cronológica. Jovem é aquele que se mantém apaixonado e viril. Jovem é aquele que se dispõe a ultrapassar seus limites. Jovem é o ser que não deu ouvidos ao veneno dos que tramam contra, mas enfrentam com galhardia as tormentas da vida.

http://www.bsgi.org.br/noticia/o-suave-porem-vigoroso-frescor-da-juventude-20150724/

sexta-feira, 17 de julho de 2015

LISTA DE AGÊNCIAS DE EMPREGO SOROCABA E REGIÃO | 44 NO TOTAL

04/05/15 - LISTA ATUALIZADA AGÊNCIAS DE EMPREGO SOROCABA E REGIÃO | 44 NO TOTAL!!!!!
Prezados, o Rodrigo de Almeida Hogera criou uma lista com as agências de emprego de Sorocaba e região.




1) AUGE RH
Contato: http://www.augerh.com.br/capa.asp?idpaginainst=contato
2) AGILIZA RH
Contato: http://www.agilizaestagio.com.br/fale/
3) QUALITAS HUMANUS
Contato: http://www.qualitashumanus.com.br/
4) GRUPO GERAÇÃO RH
Contato: http://www.geracaorecursoshumanos.com.br/site/vagas/
5) GRADUS RH
Contato: http://gradusrh.com/contato.html
6) GRHATS RH
Contato: http://www.grhats.com.br/contato.php
7) KAIRÓS ASSESSORIA
Contato: http://www.kairosassessoria.com.br/contato.html
8) GLOBAL EMPREGOS
Contato: http://www.globalempregos.com.br/contato/ (Selecione a unidade no filtro)
9) GRUPO PANNA
Contato: http://vagas.grupopanna.com.br/
10) QUALY RH
Contato: http://www.qualyrh.com.br/sorocaba-sp/
11) DESAFIO RH
Contato: http://www.desafiorh.com.br/
12) EJRH – UNIDADE SOROCABA
Contato: http://expertconsultoria.com.br/filial-sorocaba
13) GRUPO GOLPHE RH
Contato: http://www.grupogolphe.com.br/crbst_6.html
14) OKA RH
Contato: http://okaexpertise.com.br/
15) MIDAS RH
Contato: http://www.midasrh.com.br/RH/
16) JOB BRASIL RH
Contato: http://www.jobbrasilrh.com.br/index.php?jobpage=nav/contato
17) MEGA RH
Contato: http://www.rhmega.com.br/novo/contato.php
18) GBAREL RH
Contato: http://www.gbarel.com.br/Contato
19) GRAPHO RH
Contato: http://graphorh.com.br/home.asp
20) VITAE SERVIÇOS
Contato: http://www.vitaeservicos.com.br/contato.ami
21) VALLE RH
Contato: http://www.vallerh.com.br/contatos.php
22) PORTAL ABRE
Contato: sorocaba@portalabre.com.br
Telefone: (15) 3233-1798 | (15) 3211-1610
23) GRUPO HAMADA
Contato: http://grupohamada.com/contato
24) INTELLECTUS TRAINING
Contato: http://intellectustraining.com.br/contato/
25) ATUA RECURSOS HUMANOS
Contato: curriculo@atuarecursoshumanos.com.br
26) BIGHETTI RH
Contato: rh@bighettirh.com.br (Fone: 15.3233-1798)
27) ABAL RH
Contato: http://www.abal.com.br/fale_conosco.asp
28) CONQUISTA RH
Contato: http://www.rhconquista.com.br/ (Fone: 15.3033-3151)
29) HELETT RH
Contato: http://www.helett.com.br/contato.html
30) GRUPO SUPPERA RH
Contato: http://www.gruposupperarh.com.br/contato/
31) GRUPO VALORES HUMANOS RH
Contato: http://www.valoreshumanos.com.br/contato.html
32) GRUPO NCRH
Contato: http://www.ncrh.com.br/paginas/contato.html
33) GRUPO DIAS RH
Contato: http://www.diasrh.com.br/
34) GRUPO AMA RH
Contato: sorocaba@ama.srv.br (Fone: 15.3326-1988)
35) OTIMIZA RH
Contato: http://www.rhotimiza.com.br/
36) GRUPO CREDENCIAL
Contato: http://www.grupocredencial.com.br/contato/
37) GRUPO PROFICENTER
Contato: http://www.grupoproficenter.com.br/contato.htm
38) GRUPO CLASSE A RH
Contato: http://www.grupoclassearh.com.br/index.php/contact
39) CITY RH
Contato: http://www.cityrh.com.br/contato
40) RH TREINARE
Contato: http://www.rhtreinare.com.br/
41) ATPRH
Contato: http://www.atprh.com.br/ | (15) 3321 3886 | 3321 2957 - Email: atprh@atprh.com.br
42) ADAPTHA RH
Contato: http://www.adaptharh.com.br/vagas-abertas
43) TECTEMP RH
Contato: selecaosorocaba@tectemp.com.br | 15 3318-1163
44) FATOR RH
Contato: http://www.rhfatorrh.com.br/contato.php | (15) 3232-7922 | (15) 3233-8319

A importância de contar histórias para as crianças



Como recurso psicopedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade

Por que contar histórias para as crianças?

A história é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.

Qual a diferença entre ler e contar uma história?

São duas coisas muito diferentes, porém ambas muito importantes. Um texto escrito segue as normas da língua escrita, que são completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criança ouve a leitura de uma história ela introjeta funções sintáticas da língua, além de aumentar seu vocabulário e seu campo semântico. Porém, aquele que lê a história deve dominar a arte de contá-la, estar preparado suficientemente para fazê-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessório integrado à técnica da voz e do gesto.
Além disso, quem lê para uma criança não lhe transmite apenas o conteúdo da história; promovendo seu encontro com a leitura, possibilita-lhe adquirir um modelo de leitor e desenvolve nela o prazer de ler e o sentido de valor pelo livro.
Há opiniões divergentes neste campo: alguns autores consideram que o contador sem o livro tem mais liberdade de acentuar emoções, modificar o enredo segundo as reações da criança e portanto, melhor comunicação com o público infantil. Teria ainda mais disponibilidade para trabalhar sua voz e seu gesto.
Somos partidárias, neste aspecto de que o importante é como ler e como contar, porque é preciso que se tenha técnica e preparo para despertar o desejo e o prazer das crianças.

Para que contar histórias?

Um dos principais objetivos de se contar histórias é o da recreação. Mas a importância de contar histórias vai muito além. Por meio delas podemos enriquecer as experiências infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário, formando o caráter, desenvolvendo a confiança na força do bem, proporcionando a ela viver o imaginário.
Além disso, as histórias estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre as figuras e o texto lido ou narrado) o pensamento hipotético, o raciocínio lógico, pensamento divergente ou convergente, as relações espaciais e temporais( toda história tem princípio, meio e fim ) Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética e da cidadania em nossas crianças.

Como selecionar histórias para ler ou contar?

Segundo Luiza Lameirão, existem dois tipos de histórias: aquelas que servem de alimento para a alma, permitindo a transmissão de valores e de imagens arquetípicas fundamentais para a construção da subjetividade; e aquelas que servem para despertar o raciocínio e o interesse da criança para formas de agir e estar no mundo.

- são chamadas histórias matéria - importantes para a estruturação dos aspectos objetivos de nossa personalidade. Estas últimas devem ser selecionadas de acordo com o desenvolvimento cognitivo do ouvinte porque exigem maior compreensão racional e analítica.

Como se aprende a contar histórias?

Em cursos de capacitação pode-se adquirir as competências necessárias para se contar histórias, aprendendo as técnicas básicas de voz, gesto, materiais de apoio, dentre outras.
Podemos destacar algumas orientações básicas para contar histórias:

- Escolha leituras que tenham ligação direta com o sexo, a idade, o ambiente familiar e o nível sócio econômico da clientela.
- Incentive as crianças diariamente, contando pequenas histórias sem mesmo ter o livro nas mãos.
- Use entonação de voz atraente, sem exageros, faça suspense, faça drama, se emocione, expresse sua opinião sobre o tema e dê oportunidade para que a criança também apresente sua opinião.
- Enriquecer a narração com ruídos (onomatopéias) como miau! Au! Au!
- Movimente o corpo (olhos, mãos e braços), mas sem exageros.
- Evite cacoetes como: aí... então... entenderam... não é?
- Crie a "hora da história". Na escola, um bom horário é após o recreio para acalmar a turma; em casa pode ser à noite, antes de dormir;
- Determine um dia ou horário para cada aluno ler ou contar uma história. Não force mingúem.
- Em casa, estimule a criança a recontar a história que ouviu; compre livros, dê livros de presente em aniversários, natal e outras festividades;
- Sempre que possível sente-se no nível das crianças.
- Explique quando necessário, o significado das palavras novas.
- Preserve a atenção das crianças no local em que a história está sendo contada. (muito barulho, pessoas estranhas interrompendo, etc.).

Quais as implicações psicopedagógicas do ato de contar histórias?

A história, como já foi dito, possibilita a articulação entre objetividade e subjetividade, espaço " entre " no qual se situa o trabalho psicopedagógico. É, portanto, um recurso que pode ser usado tanto no diagnóstico como na intervenção psicopedagógica em instituições e na clínica. O conteúdo mítico, as ações praticadas pelos personagens, os valores morais implícitos na narrativa, permitem projeções que facilitam a elaboração de questões emocionais, muitas vezes expressas como sintomas que se apresentam na aprendizagem. A compreensão dos enredos, a análise dos conteúdos, a estrutura lingüística subjacente ao texto, permitem ao profissional investigar questões cognitivas presentes nas dificuldades do processo de aprendizagem.
Como recurso psicopedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade.


Cláudia Marques Cunha Silva - Mestra em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela UFSC; Psicopedagoga, coordenadora do Núcleo Sul Mineiro da ABPp; Docente de vários cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia no sul de Minas, tais como: UNINCOR, UNIVAS, UEG-Campus Divinópolis, UCAM, UVA (Convênio com Aprender-atividades integradas) e FEFC- Formiga.

http://www.profala.com/artigopsicopedagogia5.htm

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Melhorando o Astral

alto_astral_2_red


Um monte de pequenos fatos e acontecimentos em nossa vida pode gerar um estado de melancolia. E alguns deles simplesmente não dependem de nós. O que de fato está sob seu controle? Ter atitudes inteligentes que revigorem seu estado físico e mental quando o caminho estiver acidentado. E muitas vezes a possível solução está bem perto de você: na cozinha. Embora não seja possível abrir a porta da despensa e fazer saltar dela o bom humor, alguns itens dali podem ajudar:
1. Consuma peixes: O ômega-3 influencia os neurotransmissores cerebrais responsáveis pela “felicidade” e reduzem as inflamações que podem danificar as células cerebrais. Peixes ricos em ômega-3: sardinha, salmão, atum, arenque.
2. Incremente a vitamina B6: Os sintomas da deficiência desse nutriente incluem fadiga e mal-estar. Fontes ricas em vitamina B6 incluem: atum, salmão (eles de novo aqui!!), cogumelos secos do tipo crimini e linhaça.
3. No café da manhã, consuma um cereal enriquecido com ácido fólico: Cerca de 40% das pessoas que recebem diagnóstico de depressão apresentam deficiência de ácido fólico. Outras fontes de folato (o ácido fólico na forma naturalmente encontrada nos alimentos): lentilha e grão-de-bico.
4. Mergulhe na vitamina do sol: O corpo utiliza a luz solar para fabricar a vitamina D, que na realidade é um hormônio, não uma vitamina. Baixos níveis de vitamina D são comuns em pessoas deprimidas, ao passo que as pessoas alegres apresentam níveis mais elevados dessa vitamina. Aproveite a felicidade de morarmos num país tropical e termos sol abundante!!
5. Salpique castanha de caju nos cereais: Os níveis sanguíneos de zinco nas pessoas deprimidas também são mais baixos. Os cereais matinhas enriquecidos também fornecem zinco. Acrescentando mais 30 g de castanhas de caju, você ganha um reforço extra desse mineral.
6. Saboreie um chocolate para levantar seu astral: O chocolate amargo interage com os mensageiros químicos do cérebro responsáveis por regular o humor.

A dieta dos shakes

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEj4zLlrwgJMbPZmqcaH2iumqL7LvczUOM3NCeTh7lrvG4mkhWtRzFOLLumn0RcYyUW4e3fwYjl7H6BECNSMzRtYdCJSXObi0ZjtB_yvQhyVJ-A4p1DFpw5H8vyKuzVncqtzxTbO8laODTNJbAQIG9NrBJLrI_wVm_kXx35qbZiJ0WOsjDD3O_g1LVCQDmqAFvF4EzVGpABuIrcQ=w426-h457-p 
 

A dieta dos shakes concilia shakes para emagrecer e uma alimentação balanceada. O método consegue enxugar até 4 kg em 5 dias. A bebida pode substituir o almoço ou jantar, e não as duas refeições. Na dieta dos shakes, também não é indicado ficar mais de 48h apenas na base dos shakes para emagrecer. Esta é uma dieta de emergência, por isso não pode ser seguida por muito tempo, ok?
Esse tipo de bebida é estratégico para acelerar o metabolismo de quem já vem fazendo uma alimentação com restrição calórica e viu a perda de peso se estabilizar (o que chamamos de setting point), resultado da adaptação do metabolismo ao regime.

O shake resolve esse problema, pois é capaz de acelerar o gasto metabólico novamente e dar nova força ao emagrecimento", explica a especialista.
Entre tantos benefícios, o melhor de todos é que essa técnica faz sumir a barriga logo de saída. Em geral a primeira gordura que o organismo libera no emagrecimento é mesmo a dessa região. Mas com os shakes isso acontece ainda mais rapidamente por eles serem ricos em fibra solúvel (a Goma Guar, que é vendida em farmácias e melhora o colesterol, o índice glicêmico e o intestino) e terem baixa quantidade de açúcares simples, os maiores causadores da indesejada barriguinha. Abdômen sequinho

A nutricionista informa ainda que acrescentando lactobacilos à bebida, a redução da área será mais acelerada, já que eles auxiliam a flora intestinal e previnem a prisão de ventre.

Mesmo depois de secar o shape, a perda de peso continua de forma consistente porque a dieta do shake é restrita, ou seja, oferece poucas opções alimentares e isso reduz as chances de sair dela. Eneida cita outra característica do método: "É menos calórico do que um regime convencional, por isso seu resultado é imediato". Porém a nutricionista alerta que esse tipo de menu só pode ser seguido durante 7 dias. "Depois disso é preciso continuar o processo de reeducação até alcançar e manter o corpo desejado", diz.

saudesemsacrificio.blogspot.com.br

Beneficios de beber agua com limao

8 Benefícios de beber água com limão em jejum e como prepará-la


É cada vez maior o número de pessoas que estão adotando o bom hábito de beber água com limão em jejum. Demonstrou-se que esta bebida tão econômica e tão fácil de preparar tem importantes benefícios curativos e protetores que ajudam a combater e prevenir diferentes problemas de saúde física e mental, e por isso é uma ótima forma de começar o dia.
A água com limão em jejum é uma bebida rica em propriedades antivirais, antibacterianas e antimicrobianas que ajudam a combater uma grande quantidade de vírus, bactérias e micro-organismos que afetam a nossa saúde. Além disso, somente duas colheres de limão oferecem 23% das quantidades diárias recomendadas de vitamina C, fundamental para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.
Se você ainda não conhece todos os benefícios que a água com limão em jejum oferece para a saúde, não perca os seguintes 8 benefícios e a receita para prepará-la.

Hidratação

Durante a noite, nosso corpo perde hidratação e é necessário repor líquidos bebendo água na primeira hora do dia seguinte. A água com limão em jejum é uma boa forma de nos hidratarmos e de nos beneficiarmos das propriedades do limão para o organismo.

Previne infecções urinárias

Infeccion-de-Orina-500x254
A água com limão tem propriedades antivirais, antibacterianas e antimicrobianas que ajudam a prevenir e combater as infecções urinárias. Beber todos os dias esta água em jejum ajuda a eliminar as bactérias prejudiciais presentes no trato urinário.

Ajuda a perder peso

O consumo de água com limão em jejum ajuda a melhorar o trânsito intestinal lento, o que facilita a eliminação de toxinas presentes no organismo. Além disso, beber água com limão em jejum proporciona mais saciedade durante o dia, e evita que consumamos calorias em excesso.

Equilibra o pH do corpo

cuerpo-500x357
Por seu alto teor de ácido cítrico, o limão é um dos melhores aliados para restabelecer o pH do corpo. Alimentos como os refinados, os açúcares, aditivos ou corantes, entre outros, acidificam o corpo e o tornam mais propenso a doenças. A água com limão em jejum é um excelente remédio natural para reduzir essa acidez.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C fornecida pelo limão é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. Beber diariamente água morna com limão é uma ótima maneira de aumentar as defesas do organismo e prevenir doenças.

Melhora a digestão

Digestion-500x375
O consumo de água com limão em jejum ajuda a melhorar a digestão, previne a prisão de ventre e é útil para aliviar os transtornos digestivos e estomacais como, por exemplo, a diarreia, gases e flatulências, a acidez estomacal e as digestões pesadas.

Ajuda a depurar o organismo

Nosso corpo acumula todos os dias uma grande quantidade de toxinas provenientes da alimentação, da contaminação ou dos químicos, entre outros fatores, que podem afetar a saúde e impedir o correto funcionamento dos órgãos vitais. O consumo diário de água com limão em jejum ajuda a depurar o organismo, eliminando todas estas substâncias tóxicas que podem nos causar dano. Além disso, ajuda a combater os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Mantém a beleza da pele

piel-sana-500x334
A água morna com limão oferece ao organismo uma quantidade significativa de antioxidantes, fundamentais para proteger a pele e prevenir o seu envelhecimento. A vitamina C é essencial para a produção de colágeno da pele e também ajuda a conservar a sua elasticidade. Além disso, hidrata a pele e ajuda a prevenir problemas como a acne.

Como preparar água morna com limão?

Fazer água morna com limão para beber em jejum é algo simples e não requer muito esforço. Em apenas dois minutos você terá pronta esta bebida refrescante e saudável.

Ingredientes

  • 1 copo de água (250ml)
  • 1 limão orgânico

Preparo

Aqueça a água em uma panela, mas sem deixar que ferva. Enquanto isso, extraia o suco do limão em um copo e reserve-o. Quando a água estiver pronta, acrescente-a ao copo com suco de limão e misture tudo muito bem. Beba esta bebida morna todas as manhãs imediatamente depois de acordar.
Lembre-se de que você não deve acrescentar nenhum tipo de adoçante, já que isso a tornaria menos saudável.
http://melhorcomsaude.com/8-beneficios-beber-agua-limao-jejum-prepara-la/?utm_content=buffer375a3&utm_medium=social&utm_source=plus.google.com&utm_campaign=bufferv