Ela é conhecida como “a fruta do pecado”, devido à história de Adão e Eva. Porém, esta delícia manual tem mil e uma propriedades. Quer saber quais são os benefícios de comer uma maçã por dia?
As maçãs nos afastam do uso de medicamentos e das idas ao médico
Esta é uma distinção que vale a pena esclarecer desde o princípio. Assim foi determinado por um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos: comer uma maçã por dia é bom para nosso organismo e previne muitas doenças; porém, a consulta com um médico e os check ups anuais não podem ser tirados de nossas agendas.Para chegar a esta conclusão, foi realizado um experimento com 8400 pessoas, das quais 10% consumia uma maçã por dia. Esta foi a porcentagem de pacientes que não precisaram consumir praticamente nada de medicamentos dentro de um período de um ano (que foi o período de duração do estudo).
Segundo o diretor da equipe, Matthew Davis, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Michigan, o consumo de maçãs não está relacionado com outros marcadores como, por exemplo, a quantidade de visitas anuais ao médico.
Outra das conclusões sobre o consumo da fruta foi que aqueles que ingeriam uma maçã por dia eram menos propensos a fumar e tinham níveis mais altos de educação e inteligência. Consumir essa fruta pode ser um sinal de um modo de vida mais saudável. Isso acontece porque a maçã é uma boa fonte de vitamina C, fibra solúvel e flavonoides.
Pode ser consumida como sobremesa, no café da manhã ou como “petisco” no meio da manhã, quando sentimos ansiedade ou fome, para antes de dormir ou antes de praticar um esporte. Não oferece quantidades significativas de calorias ou açúcares e pode ser consumida por pessoas de qualquer faixa etária.
Motivos para comer uma maçã por dia
- Hidrata nosso corpo por seu alto teor de água (ao redor de 80% de sua composição).
- É diurética, reduz a acumulação de líquidos, as câimbras nos membros inferiores (pernas e pés) e a pressão arterial alta, devido à sua grande quantidade de potássio.
- Dentre suas vitaminas, conta com as do grupo E, conhecidas por serem antioxidantes potentes.
- Ao contar com fibras solúveis e insolúveis, pode ser usada tanto por pessoas com prisão de ventre como com diarreia. No primeiro caso é preciso consumi-la crua e com casca e no segundo, assada ou em compota.
- A casca da maçã contém pectina. Esta fibra protege a mucosa intestinal. Se bem lavada antes de comer, não será preciso descascá-la para desfrutar de todos os seus benefícios a nível digestivo. Além disso, vários estudos revelaram que a pectina tem um papel decisivo para evitar certos tipos de câncer como, por exemplo, o de cólon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário