quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O que são os Adjetivos? Para que servem?

Resultado de imagem para adjetivos em ingles imagens

O adjetivos são uma classe gramatical que tem a função de descrever as características de algo ou alguém (estes, que são substantivos ou pronomes). Eles servem para caracterizar uma pessoa, objeto, animal em relação às:
  1. Qualidades duradouras ou permanentes;
  2. Características ou propriedades hereditárias;
  3. Características que expressam estados passageiros e condições;
  4. Características ou qualidades em relação a duas pessoas, objetos, animais, normalmente, requerendo complemento;
  5. Classificação das pessoas, objetos, animais em tipos;
  6. Características das ações de pessoas, objetos ou animais.
Exemplos:
  • The movie was long. [O filme foi longo.]
  • The final exams were difficult. [As provas finais foram difíceis.]
  • The actor gave a wonderful performance. [O ator fez uma performance maravilhosa.]

Como identificar os adjetivos

Os adjetivos estão entre as três maiores classes gramaticais de palavras abertas, ou seja, classes que são constituídas por um número ilimitado de palavras, que vai aumentando de acordo com a evolução da língua. Dessa forma, é difícil listar todos os adjetivos da língua inglesa, principalmente porque, após um tempo, essa lista se tornaria desatualizada.
Assim, tanto identificar como classificar os adjetivos se torna uma tarefa complexa. Contudo, existem alguns aspectos que podem ser levados em conta que ajudam a identificá-los:
  1. Um adjetivo tem como função dar uma característica a um substantivo, logo, um adjetivo sem algo para classificar ficaria sem sentido. Por isso, observe que o adjetivo estará sempre próximo de um nome (substantivo).
  2. No português, utilizamos o adjetivo depois do substantivo. No inglês usamos antes do substantivo.
  3. A posição do adjetivo em uma frase pode variar, assim como sua terminação. Algumas das terminações mais comuns são: -al, -ed, -ic, -ent, -ble, -ing, -ive, -(l)y, -an, -ous, -ar, -ful, -less. Exemplosgeneral, excited, scientific, excellent, sensible, expensive, healthy, American, anxious, popular, beautiful, senseless.
  4. Os adjetivos terminados em -ed indicam como alguém se sente, ao passo que os terminados em -ing dizem a você sobre algo ou alguém. Exemplosbored, boring.
  5. Quando há dois substantivos juntos em uma frase (um logo em seguida do outro), o primeiro se comportará com adjetivo classificando o segundo substantivo.
Exemplos:
  • The small kitten jumped at the big dog. [O pequeno gatinho pulou no cachorro grande.]
  • The dancing was graceful. [A dança foi graciosa.]
  • The enthusiastic fans painted their bodies with the team’s colors. [Os fãs entusiasmados pintaram seus corpos com as cores do time.]

Qual é a ordem dos adjetivos?

Quando utilizamos mais de um adjetivo consecutivamente em uma mesma frase, devemos obedecer uma ordem de uso, de acordo com a ideia implícita em cada um:
  • opinion (opinião) + size (tamanho) + age (idade) + shape (forma) + color (cor) + origin (origem) + material (material) + noun (substantivo)
Não é necessário utilizar todos os adjetivos com todas as ideias implícitas acima, contudo, dos que utilizar, mantenha na ordem. Uma boa dica, caso se esqueça da ordem, é começar pelas características mais generalizadas e abrangentes e finalizar com as mais específicas e particulares.
Exemplos:
  • The ugly red chair. [A cadeira vermelha feia.]
  • The big Egyptian silver mask. [A grande máscara prateada egípcia.]
  • The old blue silken curtains. [As velhas cortinas azuis de seda.]

Quais são os graus dos adjetivos?

Os adjetivos podem possuir um grau de comparação, quando utilizados para classificar mais de um substantivo que possui uma mesma qualidade em comum. Dividimos o grau de comparação entre comparativos e superlativos.
Os comparativos, como o próprio nome já indica, tem a função de comparar dois ou mais substantivos em relação a um adjetivo em comum. Essa relação de comparação pode ser de inferioridade (quando um substantivo possui menos daquela qualidade que o outro), superioridade (quando um substantivo possui mais daquela qualidade que o outro) ou de igualdade (quando ambos os substantivos possuem a mesma quantidade daquela qualidade).
Exemplo
  • My brother is older than me. [Meu irmão é mais velho que eu.]
  • You’re as pretty as Princess Leia and as smart as YoEspero que tenha gostado.
    Bons estudos!
    da.
    [Você é tão bonita quanto a Princesa Leia e tão esperta quanto o Yoda.]
  • This road is less dangerous than the other one. [Esta estrada é menos perigosa que a outra.]
Já os superlativos tem a função de intensificar a qualidade de um substantivo em relação a todos os outros substantivos de um mesmo grupo, categoria, segmento. Essa relação de intensidade pode ser de superioridade (quando um substantivo possui mais daquela qualidade que todos os outros de um mesmo grupo específico) ou de inferioridade (quando um substantivo possui menos daquela qualidade que todos os outros de um mesmo grupo específico).
Exemplos:
  • This stone is the heaviest of all. [Esta pedra é a mais pesada de todas.]
  • The smallest kitten at the Petshop. [O gatinho menor no petshop.]
  • That’s the least interesting story I have ever heard. [Esta é a história menos interessante que já ouvi.]
Dessa forma, com o grau de comparação, além do adjetivo dar qualidade, ele irá definir qual a intensidade daquela característica o substantivo terá quando comparado com outros.

Adjetivos x Advérbios

Adjetivos e advérbios possuem funções parecidas, contudo, enquanto os adjetivos nos falam sobre os substantivos (como as coisas e pessoas são), os advérbios nos falam sobre os verbos (como as ações são feitas).
No entanto, é possível utilizar os advérbios para modificar os adjetivos. Chamados de modifiers, esses advérbios são utilizados antes dos adjetivos para dar mais ou menos intensidade em relação àquela qualidade:
  • so [tão]
  • too [muito, demais]
  • absolutely [absolutamente]
  • extremely [extremamente]
  • quite [bastante]
  • very [muito]
  • incredibly [incrivelmente]
  • really [realmente]
  • such [tão]
Exemplos:
  • This pie is very delicious and extremely expensive. [Esta torta é muito deliciosa e extremamente cara.]
  • The new outfit was very pricey but really beautiful. [A nova roupa era muito cara mas realmente bonita.]
  • Mom said the cost of a car is too high. [Mamãe disse que o custo de um carro é alto demais.] 



  • Feed: English Experts
    Posted on: sexta-feira, 16 de setembro de 2016 15:54
    Author: Camila Oliveira
    Subject: Adjetivos em inglês: O Guia Definitivo

Competências comportamentais mais valorizadas nas empresas

EMPREGO (Foto: Ilustração)Atualizado em 15/09/2016 06h00

De modo geral, existem características que são valorizadas pelo mercado.

Competências comportamentais são conquistadas pelo autoconhecimento.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) desenvolveu um estudo em que analisou as  competências comportamentais mais valorizadas dentro das empresas.


Comunicação efetiva e capacidade de negociação
são exemplos de competências comportamentais
(Foto: Ilustração)

Cada empresa tem um perfil de profissional que considera o ideal, que pode variar de acordo suas necessidades e as mudanças do mercado. Portanto, segundo o IBC, para se tornar um profissional bem visto, é preciso se desenvolver de maneira completa, adquirindo competências tanto técnicas quanto comportamentais.

As competências técnicas são aquelas obtidas com a faculdade, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. Já as comportamentais são conquistadas a partir do autoconhecimento, que leva à compreensão e domínio sobre suas próprias habilidades, capacidades, oportunidades de melhoria e potencialidades.

De modo geral, existem características profissionais que são valorizadas pelo mercado, independente da área de atuação, que são essenciais para alcance do sucesso na carreira. Veja abaixo:

Liderança
A capacidade de liderar pessoas e equipes efetivamente, ou seja, extraindo o melhor de cada talento para alcance de grandes resultados e fazendo com que todas as pessoas consigam trabalhar em sinergia, é uma qualidade procurada por empresas de todos os segmentos. As organizações buscam cada vez mais por profissionais que sejam capazes de ser porta-vozes de equipes e que tenham a habilidade de trabalhar como um farol que irá guiar seu time, fazendo com que ele produza trabalhos melhores e todos tenham mais qualidade de vida no âmbito profissional. Para ser líder não precisar estar em cargo de gestão, pois a liderança pode ser aplicada independentemente de cargo ou função.

Automotivação
A automotivação é a capacidade de manter-se motivado mesmo diante das adversidades e desafios que a empresa possa estar passando. As empresas procuram por pessoas que tenham essa qualidade justamente por saber que elas têm a tendência de tirar proveito de situações complicadas e também tornar um cenário ruim em algo positivo a partir de sua própria motivação e força de vontade.

Trabalho em equipe
Ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas e uma postura colaborativa é fundamental. O trabalho em equipe é fundamental, uma vez que um time deve trabalhar como um conjunto de engrenagens, onde todos colaboram e cada um faz a sua parte para aumentar o desempenho de suas tarefas.

Criatividade
Esta é uma das qualidades profissionais onde o colaborador mostra sua capacidade de inovação para propor soluções, criar oportunidades e ousar fazer diferente. As pessoas criativas conseguem identificar resoluções alternativas para problemas que possam acontecer dentro da empresa, além de ter talento para criar novos métodos de trabalho e até mesmo novos produtos e serviços que podem ser oferecidos pela corporação.

Comunicação efetiva
A falha de comunicação é um dos principais fatores que contribuem para a produção de problemas organizacionais. Portanto, é determinante para o profissional que busca se destacar usar bem a oratória para expressar suas ideias com clareza, de modo que sua mensagem seja bem compreendida, tanto por seus colegas de trabalho como por seus clientes.

Capacidade de negociação
Fazer gestão efetiva de situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima organizacional. Essa capacidade de negociar também se estende ao público externo: parceiros, fornecedores e clientes, por exemplo. Um profissional que tem essa característica conseguirá tanto fechar novos trabalhos com clientes quanto negociar prazos e valores que sejam adequados tanto para a empresa quanto para quem a contrata.

Adaptabilidade
As mudanças acontecem e acompanhá-las é preciso para manter os resultados satisfatórios. Ser aberto a novo métodos de trabalho e desafios que o mercado possa proporcionar é uma característica de extremo valor para as empresas, uma vez que pessoas que têm problemas de adaptação podem causar conflitos na organização e se tornam resistentes a mudanças positivas. O ser humano tem a necessidade inerente de domínio, por isso, é uma reação natural resistir ao novo, mas são nas situações mais incômodas que mais crescemos.

Busca por conhecimentos
Profissionais que fogem da estagnação estão sempre em busca de desenvolvimento, e a zona de conforto não faz parte de sua natureza. Busque continuamente cursos de atualização, novos conhecimentos, aprimoramentos em sua profissão, como também seja bem informado sobre seu campo de atuação e atualidades gerais. Isso demonstra ambição por evolução.

Bom humor
Segundo pesquisa da revista inglesa Management Today, pessoas infelizes são 80% menos produtivas. Além disso, ninguém gosta de trabalhar ao lado de quem vive de cara feia. É essencial, portanto, buscar o equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica e os resultados melhores, sem contar que você terá mais leveza em seu trabalho e irá contribuir para um clima organizacional mais favorável.

Relacionamento interpessoal
Essa capacidade influencia significativamente sua trajetória de crescimento na empresa. Relacionar-se de forma efetiva garante a empatia com os colegas e líderes, possibilita minimizar os conflitos, estabelecer novos amigos, ganhar seguidores e influência para obter colaboração em seus projetos.

Do G1, em São Paulo

Como Jogar Bolinha de Gude


Escrito por Helena Morelli



Bolita, bolica, berlinde, bila, bola de gude – não importa o nome, o fato é que ela sobreviveu ao avanço do tempo e dos jogos eletrônicos.
Aqui, vamos aprender algumas formas de jogar bolinha de gude, uma brincadeira ainda tão popular entre as crianças.
Há diversas formas de jogar, mas os objetivos não mudam muito.
Com um impulso do polegar, atira-se uma bolinha tentando atingir um alvo marcado previamente (triângulo, buraco, etc) ou tomar as bolinhas dos adversários, acertando-as.
As modalidades com buracos requerem chão de terra, mas as em que se usa um desenho, como o círculo, podem ser jogadas num chão de pedra ou cimento:  basta desenhar com giz.
Mata-mata ou Jogo do Mata
É a versão mais simples e não tem limite de jogadores.
Coloca-se no chão apenas um berlinde ( outro nome dado `a bola de gude), de tamanho grande.
O primeiro jogador precisa acertá-lo; se não conseguir, é a vez do próximo, que tenta acertar a bolinha do primeiro, e assim prossegue.
Se o jogador conseguir acertar a bolinha do adversário, recebe uma ou mais deste, conforme combinado antes.
A duração do jogo depende da vontade dos jogadores.


Bolinha de gude em Triângulo
Desenhe um triângulo no chão – o tamanho depende da quantidade de bolinhas a ser colocada, conforme aparece nos desenhos.
1.    No primeiro esquema, jogam até quatro crianças.
Cada bolinha colocada no triângulo pertence a um jogador.
Risca-se uma linha abaixo do triângulo e, a uma distância de três metros ou um pouco menos, cada criança joga uma bolinha.
Quem acertar mais perto da linha joga primeiro; se acertar a bolinha do que jogou antes, fica com ela.
Um de cada vez, os jogadores tem que desentocar as bolinhas de dentro do triângulo; perde a vez quando não conseguir acertar.
Quem conseguir desentocar as quatro fica com todas.
Se sobrarem duas bolinhas, é preciso jogar de novo, desta vez de perto.
Se conseguir acertar a primeira, tentar acertar a última.
Se, no fim do jogo um dos jogadores tiver apenas uma bolinha, ele tem de entregá-la ao que ganhou mais.
Esta versão do triângulo é muito apreciada pelos garotos de Sapiranga, na Bahia.
2.    No triângulo do desenho 2, coloca-se três bolinhas de cada jogador  dentro (por isso ele é um pouco maior).
A forma de jogar é basicamente a mesma do triângulo menor: acertar as bolinhas que ficam dentro do desenho, mas vale também acertar as jogadas pelos adversários para atrapalhá-los.
Há uma versão mais competitiva, na qual o jogador que conseguir acertar a bolinha do adversário não apenas o exclui do jogo mas também fica com as bolinhas que este ganhou.

Bolinha de gude em Círculo

Esta modalidade tornou-se famosa nos quadrinhos da Turma da Mônica.
Como diz o nome, joga-se com um círculo riscado no chão, onde se coloca um número de bolinhas de acordo com combinação prévia entre os jogadores.
O modo de jogar é basicamente o mesmo do triângulo: tentar acertar as bolinhas dentro do círculo a partir de certa distância (perto ou longe, dependendo da região onde acontece o jogo).
Como no triângulo, o jogador perde a vez quando errar.
Se a bolinha atirada ficar dentro do círculo, ele não pode apanhá-la; quando for de novo sua vez, terá de usar uma substituta.

Pokémon GO, a nova febre dos games


AFP/TIZIANA FABI
A febre Pokémon GO, enfim, chegou ao Brasil nesta quarta-feira (3/8). Lançado em 6 de julho, o novo jogo da franquia japonesa propõe uma interação com o mundo real. As famosas criaturas que dão nome ao desenho estarão espalhadas por vários pontos das cidades brasileiras e, graças à realidade virtual, vão aparecer na tela do celular como se estivessem nas ruas. Assim, os jogadores serão obrigados a sair de casa para poder capturá-las.
Como funciona?
O jogador precisa capturar os Pokémons espalhados pela cidade. O aplicativo vai mesclar as imagens capturadas em tempo real pela câmera do celular com as criaturas virtuais. Assim, o usuário conseguirá ver um Pikachu, por exemplo, perambulando pelas ruas do próprio bairro.

Como encontrar um Pokémon?

Esse é o grande diferencial e a razão do nome do Pokémon GO (verbo que significa “ir” em inglês): é necessário caminhar pela cidade - sim, andar de verdade - para encontrar as criaturas. Sempre que estiver perto de uma, o celular irá vibrar e emitir o ruído característico de cada um dos bichinhos. Vale lembrar que alguns deles são raros e não serão vistos em qualquer esquina.

Como capturar um Pokémon?

Quando o Pokémon aparecer na sua tela, prepare-se, é hora de capturá-lo. Para isso, basta caprichar na mira e arrastar a Pokébola - posicionada na parte inferior do celular - em direção à criatura. Cuidado para não gastar todas as Pokébolas. Caso isso aconteça, você terá que pagar (com dinheiro real) para comprar novas ou caminhar até uma PokéStop (que ficará próxima a sua casa ou trabalho) para tentar ganhá-las na sorte. Alguns personagens são mais difíceis de capturar do que outros. Para saber qual o grau de dificuldade, é só observar o círculo ao redor deles: o verde indica que a tarefa será fácil; o laranja, nem tanto; já o vermelho mostra que esse é um Pokémon difícil de ser pego.



E qual o objetivo do jogo?
O objetivo do jogo é capturar todos os Pokémons e fazê-los evoluir para vencer as disputas e controlar o maior número possível de ginásios.

O que são os ginásios?
Para estimular a interação com outros usuários, alguns lugares da cidade, como praças e parques, serão designados no jogo como ginásios. Para entrar em um ginásio, é preciso estar fisicamente próximo a ele. No local, os jogadores poderão se enfrentar usando seus Pokémons já conquistados (cada um deles com um poder diferente) e evoluídos. Quem vencer, fica com o ginásio.

Quem vence?
Até onde se sabe, o jogo não tem fim. Quanto mais pontos você fizer (conquistando Pokémons e ginásios), melhor. Existe a possibilidade ainda de, em uma futura atualização, o aplicativo disponibilizar um ranking mundial de jogadores.


- Para que serve cada um dos itens

Potion: restaura 20 pontos da vida do seu Pokémon;

Revive: traz um dos monstrinhos que foi abatido em combate de volta a vida;

Pokebola: capturar Pokémons;

Lure Module: quando equipado próxima a uma PokéStop, consegue atrair Pokémons por 30 minutos. Outros jogadores também podem se beneficiar;

Incense: parecido com o Lure Module, só que o efeito funciona apenas no jogador que usou;

Egg Incubator: chocar os ovos encontrados;

Bag Upgrade: aumenta a quantidade máxima de ítens que o jogador pode carregar

Pokémon Storage Uprade: aumenta o nível máximo do Pokémon em +50

Lucky Egg: ovo especial que dobra a quantidade de pontos ganhos para subir de nível. O efeito também dura por 30 minutos. 

postado em 03/08/2016 18:43 / atualizado em 08/08/2016 17:48
Fernando Jordão - Especial para o Correio /